11 3818.8832

Rua Hungria, 1000 - SP

História

História das Macabíadas
No século 2 A.C, “Yehudá o Macabeu” e seu exército saíram vitoriosos na luta contra os helênicos, que tentavam impor seu jeito de viver ao povo de Israel. 

E eram os “soldados” de Yehuda? Foi o milagre do triunfo de poucos contra muitos, de fracos contra poderosos. Não há dúvida de que toda a história de Chanucá foi uma postura de proteção perante a torrente de helenismo que varria todo o Oriente. Chanucá tem um forte sentido espiritual. 

São oito dias nos quais é proibido afligir-se e jejuar. Quando os gregos entraram no Templo profanaram todo o azeite armazenado, restando apenas para um só dia. Ocorreu um milagre e o mesmo durou oito, (tempo suficiente para que pudessem fabricar azeite novo e assim manter aceso o fogo eterno da Menoráh). E anualmente, Chanucá é celebrada com muita alegria. Lembramos com orgulho a histórica vitória dos macabeus. 

E assim, posteriormente, em 1921, em um dos Congressos Sionistas, foi constituída a Associação Macabi, movimento que enfoca a união judaica na diáspora e a centralidade de Israel. É composto por cerca de 400 mil membros distribuídos em mais de 50 países, entre esportistas, amigos e voluntários. Com atividades sócio-culturais e esportivas, a União Mundial Macabi constitui-se a síntese do pensamento judaico moderno, que sem deixar as suas raízes, acompanha as novidades de seu tempo, incorporando-as à sua tradição e história, reservando um espaço em que a mente e o corpo atingem seu ponto de equilíbrio.

Desde que foi realizada a I Macabíada Mundial, em 1932, as Macabíadas refletem a história da terra do leite e do mel e de todo o povo judeu.

Fundada em 1962, a Confederação Brasileira Macabi – CBM, hoje conhecida por Macabi Brasil, é filiada da CLAM – Federação Latino Americana Macabi e da União Mundial Macabi . Está sediada nas dependências da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e hoje, conta com 26 clubes afiliados e participa, desde 1953, de todas as Macabíadas Mundiais. Macabi significa martelo e a expressção Chazak Vê’ematz, “ Sejamos Fortes e Valentes”, vem desde 163 A.C., quando Yehuda, a Macabi, líder da revolta dos macabeus contra os helenistas, usou em seu escudo a frase “Mi Camocha Baelim Adonai”: quem é como tu, oh Deus?, fazendo referência à proteção divina.

Venha dar as suas marteladas conosco por um mundo melhor. Faça parte da maior competição esportiva do mundo judaico. Os Macabeus são os heróis do passado, presente e futuro.

RECEBA NOVIDADES
FALE CONOSCO

contato@macabibrasil.com.br
+55 11 3818-8832

Rua Hungria, 1000 – Pinheiros
São Paulo/SP – CEP 01455-000

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Das 9h às 19h (segunda à quinta); Das 9h às 17h (sextas)

2019 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMX Social & Mídia.

Skip to content